Senda río Mendo
Sendeiros

Trilho do rio Mendo

Trilho do rio Mendo

Ao longo do rio Mendo temos o caminho fluvial com o mesmo nome, que podemos iniciar nas termas de Salvaterra. O início do percurso é paralelo ao rio Minho, e depois de avançar um pouco por uma densa floresta, sairemos por uma pequena vereda paralela à linha do comboio. Depois de passar por baixo da linha férrea, entraremos no concelho, onde poderemos desfrutar de toda a envolvência etnográfica que este caminho nos oferece, perfeitamente indicada à medida que avançamos pelo caminho, e também a mata ciliar formada nas margens do rio, entremeado por zonas agrícolas, vinhas, prados e serras. É um caminho muito plano com praticamente nenhuma inclinação. A meio do percurso encontraremos um parque de merendas com mesas, onde podemos fazer uma paragem para fazer um pequeno lanche.

Há novas pontes e passadiços que ligam as duas margens do rio, às vezes porque há um caminho do outro lado do rio e outras porque o nosso itinerário nos faz atravessar o rio.

Quase no final do caminho, deparamo-nos com uma última ponte pedonal que nos leva à ribeira da Lombeira, um dos afluentes do rio Mendo. O caminho termina ao cruzar a PO-430, na freguesia de Leirão.