Além de disponibilizar informação turística, aquele espaço, inserido no projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, prestará todo o apoio a munícipes e visitantes que queiram usufruir das rotas fluviais no rio Minho. O Posto de Informação Turística “Monção Rio”, no lugar da Lodeira, junto à ponte internacional, está pronto e aberto ao público, disponibilizando informação referente à atividade cultural, desportiva e fluvial do município, bem como da Eurocidade Monção-Salvaterra.
Inserido no âmbito do projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, o espaço dispõe de um balcão de atendimento, encontrando-se decorado com diferentes motivos turísticos e patrimoniais alusivos ao nosso concelho. Num ecrã, passam imagens do muito que esta região tem para oferecer. Um dos aspetos que chama mais a atenção, é a imagem admirável, em forma de cortina, dos Passadiços “A Galiza Mail`o Minho”, trajeto que liga o centro histórico à zona ribeirinha da vila, onde “salta à vista” a tranquilidade do rio Minho e a monumentalidade da fortaleza.
Com os percursos de barco no rio Minho a iniciarem-se brevemente, o novo posto turístico, além de prestar todas as informações referentes ao projeto que une os municípios de Monção, Valença, Salvaterra e Tui, apoiará os munícipes e visitantes no processo de reserva das viagens. Estas serão efetuadas no website da empresa hemisférios: www.hemisferios.org, prevendo-se, nesta fase de arranque, que coincidirá com a época de Carnaval, a realização de passeios fluviais de uma hora, bem como rotas curtas e largas, com a duração de um dia, englobando visitas aos municípios.
No exterior do “Monção Rio”, está localizado um posto de parqueamento com capacidade para 8 bicicletas elétricas, cuja utilização será gratuita. Trata-se do projeto “Smart Minho”, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho, envolvendo as Eurocidades de Monção-Salvaterra, Valença-Tui e Vila Nova de Cerveira-Tomiño. Este projeto inovador e sustentável, que responde aos desafios de mobilidade do futuro, entrará em funcionamento a breve prazo. No caso de Monção, o projeto engloba outro posto de parqueamento, com o mesmo número de bicicletas elétricas, que está localizado no largo do Loreto, em pleno centro histórico.