Este novo equipamento foi realizado no âmbito do projeto "Rio Minho: um destino navegável".
O Concello de Tui inaugurou esta tarde o novo Posto de Turismo executado no âmbito do projeto "Rio Minho, um destino navegável" financiado com fundos europeus. Um novo espaço que marca um antes e um depois na atenção dos visitantes e peregrinos da cidade.
O Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, a Diretora de Turismo da Galiza, Nava Castro, e a Delegada Provincial do Turismo, Ana Laura Iglesias, participaram na cerimónia inaugural que contou também com a presença da Subdelegada do Governo em Pontevedra, Maica Larriba, juntamente com representantes de outros parceiros do projeto o Concello de Salvaterra, os Municípios de Valença e Monção e o Turismo Porto e Norte de Portugal. Na sua intervenção, o autarca, Enrique Cabaleiro, sublinhou que "hoje é um dia importante e muito importante para Tui, porque cumprimos um desejo antigo de relocalizar o posto de turismo neste local tão emblemático e com muita história". Acrescentou que com esta mudança “ganhamos presença numa zona também muito emblemática como o Paseo de la Corredoira, ganhamos em acessibilidade, e por isso entendemos que este posto de turismo está neste momento a responder às atuais exigências de informação e atenção a todos os que nos visitam".
Com o novo posto, apresenta-se também uma nova marca turística, um novo material promocional, pelo que o autarca tudesano disse “dignificamos algo tão básico como dar um serviço de qualidade a todas as pessoas que nos visitam, e felizmente são muitas”.
Enrique Cabaleiro sublinhou que “o turismo é hoje um dos principais elementos de desenvolvimento económico do nosso território, pelo que devemos implementar tantos instrumentos quantos sejam necessários para a valorização deste magnífico território que temos”.
Esta manhã, o Alcalde de Tui sublinhou que em janeiro o Posto de Turismo, até agora localizado na Praça de San Fernando, contou "os melhores dados de turismo da história desde o início dos registos, território onde partilhamos interesses e devemos definir estratégias que possam levar esses interesses adiante.” Concluiu com palavras de agradecimento a todos aqueles que tornaram este projeto uma realidade, com especial referência ao ex-Alcalde do Concello de Salvaterra, Arturo Grandal, a quem apontado como "o ideólogo deste magnífico projeto".
A Diretora do Turismo da Galiza, Nava Castro, manifestou o seu orgulho por ser também uma das parceiras do projeto “Rio Minho: um Destino Navegável”, que indicou ser um exemplo claro de colaboração interinstitucional e com muitas perspetivas de crescimento. Afirmou que "o turismo calmo em contacto com a natureza tem tudo aqui" e desejou muitos sucessos ao novo Posto de Turismo.
Enquanto a deputada provincial de Turismo, Ana Laura Iglesias, afirmou que “este grande projeto Rio Miño: um Destino Navegável, tem uma grande capacidade de crescimento, tem uma grande capacidade de atração turística, e certamente valerá a pena colocar, mais uma vez, a Galiza e o Norte de Portugal, no mapa turístico que merecem”.
Hoje apresentou também novo material de divulgação e informação que transmite de forma visual e atrativa as áreas de interesse e os pontos icónicos de cada um dos concelhos, evidenciando a riqueza do turismo. Assim, foi publicado um novo mapa ilustrado e informativo em que o Minho é o eixo central que abrange as duas Eurocidades Tui-Valença e Salvaterra-Monção, refletindo nele as localizações mais importantes dos quatro concelhos. É publicado em quatro idiomas: galego, espanhol, português e inglês. Também foram emitidos diplomas infantis nos quais as crianças e suas famílias recebem quatro pontos no mapa, um para cada município.
No final da cerimónia inaugural, as autoridades realizaram uma visita guiada ao centro histórico de Tui liderada pela historiadora Sara Quintana.