Ruta Fluvial del Miño
21 Fevereiro 2022
Começam esta sexta-feira os roteiros turísticos entre as Eurocidades Tui-Valença e Salvaterra-Monção

Esta sexta-feira, 25 de fevereiro, iniciam os percursos do projeto “Rio Minho, um destino navegável” que lideram os municípios espanhóis de Tui e Salvaterra de Miño, e os municípios portugueses de Valença e Monção, em conjunto com Turismo de Galiza, o Turismo Porto e Norte e Xunta da Galiza.

As rotas estabelecidas, que serão gratuitas, proporcionarão uma experiência turística única entre quatro cidades de dois países ligados pelo rio Minho. Os postos de informação turístico de cada município serão o ponto de partida para uma excursão que lhe permitirá conhecer os locais históricos de Tui, Valença, Salvaterra e Monção, desfrutar da sua gastronomia, compras, e ainda navegar o rio Minho entre os municípios que compõem cada uma destas duas Eurocidades. São oito horas de atividades em que um trem turístico fará a ligação entre os centros históricos e o cais do barco.

Esta tarde, Enrique Cabaleiro, Presidente do Concello de Tui, José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Marta Valcárcel, Presidente do Concello de Salvaterra, e Laura González-Dopeso Portela do Turismo da Galiza, fizeram uma viagem entre Tui e Valença. Neste primeiro passeio de barco puderam admirar a Eurocidade Tui-Valença a partir do rio, com a ponte internacional, a fortaleza e o conjunto histórico como grandes protagonistas.

A partir de amanhã, os interessados podem fazer as suas reservas em www.hemisferios.org  para fazer os percursos a partir desta sexta-feira, 25 de fevereiro, gratuitamente. Inclui visita guiada aos locais históricos, transporte em comboio turístico e passeio de barco, com alimentação a cargo do participante. Cada percurso tem uma participação mínima de 7 pessoas e máxima de 15.

Esta primeira semana de sexta-feira, 25 de fevereiro a domingo 6 de março o barco fará os passeios entre Tui e Valença, e a partir de segunda-feira, dia 7 o percurso será entre Salvaterra e Monção. Isso alternará as saídas semanais entre as Eurocidades participantes do programa.
Um total de 6 rotas são oferecidas com horário de início programado às 10h. Serão quatro percursos curtos entre Tui-Valença, Valença-Tui, Salvaterra-Monção e Monção-Salvaterra.

O percurso curto entre Tui e Valença parte do Posto de Informação Turístico de Tui, no Passeio da Corredoira. A partir daqui os participantes, acompanhados por um guia, irão visitar o complexo histórico de Tui presidido pela Catedral, e caminhar até ao cais dos pescadores no passeio ribeirinho. Após o embarque, poderá conhecer Tui e Valença a partir do rio, para regressar ao cais onde o espera um comboio turístico, que o levará até à Fortaleza de Valença, atravessando a antiga Ponte Internacional. Aqui terão tempo livre para almoçar e depois continuar com a visita ao centro histórico. Finalmente, retorna-se ao Posto de Turismo de Tui em minibus.

No sentido contrário, o percurso curto entre Valença e Tui terá início no Posto de Informação Turístico de Tui de Valença, na Porta do Sol, para visitar o centro histórico, atravessar o comboio turístico pela antiga Ponte Internacional até ao cais, e após a visita de barco visite o conjunto histórico de Tui. O comboio turístico levará os participantes de volta ao ponto de partida em Valença.

O mesmo acontece com os dois percursos curtos entre Salvaterra e Monção, partindo dos Postos de Informação Turística de cada município, passando por ambos os locais históricos, e atravessando a ponte internacional em comboio turístico até ao cais ou desde o cais de Salvaterra. Aqui no passeio de barco é possível visualizar as pesqueiras utilizadas para a pesca da lampreia.

Existem ainda dois longos percursos Tui-Salvaterra-Monção-Valença, em que, desde que as condições de navegabilidade o permitam, o percurso entre Tui e Salvaterra, e vice-versa, será efetuado por barco ou minibus.

Finalmente, as duas Eurocidades oferecem aos visitantes a possibilidade de realizar um passeio gratuito de barco, que irão decorrer todos os dias, com saídas às 15h00 (HP), sendo necessária uma inscrição prévia, a partir das 12h30 (HP), no quiosque informativo, localizado nos cais de embarque de Salvaterra e Tui. Estes passeios fluviais prometem propiciar, desde o rio, panorâmicas fabulosas dos centros históricos dos 4 municípios.

O projeto "Rio Minho, um destino navegável" é realizado no âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

NOTÍCIAS SIMILARES

23 Dezembro 2022

O Município de Monção recebe uma iniciativa cultural e turística no âmbito do projeto “Rio Minho: um destino navegável”, em colaboração com o Turismo Porto e Norte, no dia 28 de dezembro. O…

29 Novembro 2022

Os sócios do mesmo manifestaram o seu interesse em poder dar continuidade a esta iniciativa.

A rota fluvial do Rio Minho usufruída por 5.400 pessoas entre fevereiro e outubro foi uma das…

11 Novembro 2022

As ações decorrem nas Eurocidades de Valença-Tui e Monção-Salvaterra de Miño. As inscrições estão abertas, limitando-se, cada uma, ao limite máximo de 20 participantes.

No âmbito do…