Trilho da Cascata do Fojo
Ao longo das margens do ribeiro de Lara, sobrevive, ainda, uma boa meia dúzia de moinhos, que conferem à aldeia, envolta no verde do pinheiral, motivos acrescidos de atração turística. De topografia quase plana e baixa, com poucos montes, mas, ainda assim, do alto do monte da Cotorinha pode alcançar-se uma linda panorâmica sobre o vale do rio Minho.
A vinicultura é o principal pano de fundo deste percurso. com terras possuidoras das raras características próprias para a produção do vinho Alvarinho, que garantem, anualmente, uma das melhores colheitas, em quantidade e em qualidade, desse famoso e tão apreciado vinho verde.
No fundo do vale do ribeiro de Lara, surge, então, a Cascata do Fojo, cravada entre duas paredes, formando um pequeno desfiladeiro, potenciador de bons momentos de relaxamento e contacto com a natureza. Para melhor desfrutar da nossa freguesia e sua história, deve visitar o núcleo da freguesia, onde pode apreciar a Igreja Paroquial de Santa Eulália de Lara, no Forno, a Capela de Santo António em Aldeia, a Capela do Senhor da Saúde, no lugar de
Paços e a Capela da Nossa Senhora da Natividade, no lugar da Quinta da Senra, sendo estas últimas duas capelas privadas.
Temos duas instituições na nossa freguesia, sendo elas a Fundação João Pinto Monteiro e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Santa Eulália de Lara, ambas no lugar do Forno. Temos a zona de lazer do jardim das oliveiras equipado com mesa e equipamento de exercício físico e as ruas em cubo granítico no lugar do Forno, bem com os vários tanques de lavar comunitários, as fontes e fontanários espalhados pela freguesia.