Campanha turística da rota fluvial do rio Minho
12 Abril 2022
Período da Páscoa: municípios reforçam campanha turística com mais passeios no rio Minho

Os municípios de Monção, Valença, Tui e Salvaterra, em colaboração com o Turismo Porto e Norte de Portugal e o Turismo da Galiza, entidades parceiras do Projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, reforçam o número de saídas da embarcação, no âmbito da campanha turística do rio Minho.

No período da Páscoa, muitas pessoas aproveitam para fazer uma pausa no trabalho, coincidindo com as férias escolares dos filhos. Com o propósito de garantir uma maior oferta aos visitantes, o projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, realizará, durante os fins de semana e feriados, mais um passeio de barco, passando a efetuar-se 3 saídas do Cais de Pescadores de Tui: a primeira às 15h00, a segunda às 16h30 e, agora, a terceira às 17h45, hora portuguesa. Durante a semana, mantem-se os dois passeios vigentes, um às 15h00 e outro às 16h30, com exceção da segunda e terça-feira, os quais servem para os serviços procederem à manutenção da embarcação turística. Estes passeios, com duração aproximada de uma hora, permitem ao visitante apreciar as belas panorâmicas dos centros históricos dos quatro municípios, desde o rio, e desfrutar de uma nova experiência na região do Vale do Minho.

Para usufruírem destes passeios fluviais gratuitos, os interessados devem inscrever-se, a partir das 13h30, no quiosque informativo junto ao Cais de Pescadores de Tui, nas Lojas de Turismo dos 4 municípios, ou, diretamente, na Central de Reservas do Operador Turístico, acedendo ao website: www.hemisferios.org

As excursões turísticas de dia completo, onde os participantes visitam os quatro municípios, continuam a fazer-se com bastante sucesso. Com duração aproximada de 8 horas, o percurso, feito em barco, minibus e comboio turístico, conta com o apoio de um guia turístico, que acompanha os visitantes aos espaços culturais e patrimoniais visitáveis em cada localidade. À semelhança dos passeios de barco de uma hora, os interessados em participar nestas excursões turísticas de oito horas, devem inscrever-se na Central de Reservas do Operador Turístico, através do website: www.hemisferios.org. Sendo um projeto com cofinanciamento europeu, a inscrição é gratuita, mas limitada a 15 pessoas por grupo.

A campanha turística do rio Minho está disponível no website do Projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, em www.riominho.org. Além da informação sobre as excursões e passeios de barco, poderão encontrar informação sobre o destino rio Minho, bem como atividades a realizar no âmbito do projeto transfronteiriço. Nesta página, encontra-se acessível um Geoportal, com os principais pontos de interesse do destino, notícias sobre o projeto e “dicas” interessantes para quem pretende navegar no rio Minho, nomeadamente a APP Calados do Rio Minho, a qual permite conhecer, em tempo real, o caudal do rio Minho entre as Eurocidades Tui-Valença e Monção-Salvaterra.

A campanha turística do rio Minho é uma ação do projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, aprovado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), com cofinanciamento europeu.
 

NOTÍCIAS SIMILARES

12 Abril 2022

Os municípios de Monção, Valença, Tui e Salvaterra, em colaboração com o Turismo Porto e Norte de Portugal e o Turismo da Galiza, entidades parceiras do Projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”,…

17 Março 2022

A apresentação do projeto “Rio Minho: um destino navegável” decorreu esta tarde, quinta-feira, às 16h00, no stand de Turismo Porto e Norte de Portugal, na Bolsa de Turismo de Lisboa e contou com a…

21 Fevereiro 2022

Esta sexta-feira, 25 de fevereiro, iniciam os percursos do projeto “Rio Minho, um destino navegável” que lideram os municípios espanhóis de Tui e Salvaterra de Miño, e os municípios portugueses de…