Ponte do Mouro
Encontramos um dos mais belos locais para passear em Monção, na zona circundante à Ponte do Mouro, entre as freguesias de Barbeita e Ceivães. A ponte, erguendo-se sobre o rio Mouro, é já por si um ponto de interesse, tanto a nível histórico, como arquitetónico. Originária do século XIV, foi remodelada em 1627, encontrando-se classificada como Imóvel de Interesse Público. Encontra-se inserida num caminho antigo que vinha de Braga, passava por Arcos de Valdevez e se dirigia a Valadares, Melgaço, São Gregório e Serra da Peneda, já tendo testemunhado a passagem de almocreves e peregrinos.
Em 1386, incluso testemunhou o histórico encontro de D. João I com o Duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Foi neste encontro que se estabeleceram as condições da cooperação militar portuguesa, com o Duque de Lencastre, que pretendia conquistar Castela. Ficou também acordado, nesse encontro, o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, filha do duque.
Para além do interesse histórico, já referido, esta ponte apresenta uma espantosa envolvente paisagística – onde se insere a Capela de São Félix, a Casa do Cruzeiro, alguns moinhos e a Capela do Santo Cristo. Não deixe, também, de aproveitar a área de lazer existente nas proximidades, para passar um dia solarengo à beira rio e, quem sabe, dar um mergulho.